Profundo Conhecimento

Profundo Conhecimento

Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2010

Soneto - John Keats (inglês - 1795-I82l) (Poema extraido do site www.jgaraujo.com.br)

Quando fico a pensar poder deixar de ser
antes que minha pena tenha antes traçado
antes que um livro possa colher
dos grãos que eu semeei o fruto sazonado;

quando vejo nas noites os astros a brilhar
-vasto e obscuro Universo, impenetravel mundo!-
quando penso que nunca hei de traçar
sua imagem com arte e em sentido profundo;

quando sinto a fugaz beleza de alguma hora
que não verei jamais - como doce miragem-
turva-se minha mente, e a alma em silêncio chora

um impulsivo amor. E a sós me sinto a margem
do imenso mundo, e anseio imergir a alma em nada
até que a glória e o amor me dêem a hora sonhada!

Epitáfio - Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Devia ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E as tristezas que viere...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar... (2x)

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

composição: Sérgio Britto

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Momentos


Quais momentos me tornaram tão importantes? Por que será que eles tem um valor maior que o do ar? Momentos, o que são eles?


Esses momentos que vem da memória trazendo consigo: tristeza, alegria, saudade, carinho e amor, raiva, inveja e sofrimento. Vem e vão sempre pedido mais um pouco para serem vividos em nosso sonhos se perpetuando no tempo em que pararam. São eles que fazem uma pessoa continuar a viver ou morrer. Momentos...
Certos momentos podem causar um impacto que destroe e fazer uma pessoa fazer coisas ruins com outras toda uma vida, mas o mesmo impacto pode fazer uma pessoa querer mais da vida e desejar melhora-lá. Poque isso acontece? Como a memória se constitui de momentos sua visão de mundo e como ela irá reagir muitas vezes dependerá de quais são os momentos em que ela irá se apoiará, se ela tiver algum para isso.
É baseada nisso que digo que conceitos como a felicidade é um conjunto de momentos felizes, alegres, cheio de amor e repleto de saudade. E um conjunto de momentos em que a pessoa olha para traz e se orgulha de dizer: " foi eu quem fez isso", mesmo que tenhasse chorado de dor e tristeza como disse Carlos Drummond de Andrade em seu poema Viver não Doe: "A dor é inevitável/ O sofrimento é opcional."

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Porque eu tenho que sempre sorrir? Porque não posso chorar? Porque é errado eu me sentir vazia?
Tem momentos que a unica coisa que eu quero fazer é chorar sem parar é me deixar ingolir pelo vazio que sinto em meu existir. Não sei o quero exatamente. Quero tudo e ao mesmo tempo nada e por isso não sei para onde ir, as pessoas me cobram atidudes que não tenho condições de dar e nisso me afogo cada vez mais nessa solidão.
Meu maior problema não é ficar só, pois estar só não implica na solidão, no entanto, a solidão implica estar sozinho com relação ao universo, isto é, não fazer parte de algo, é se ver em um canto com muitas pessoas e não ter ninguem com quem sua alma possa conversar.
A alguns anos, eu vivi na solidão, não existia com quem conversar, mas há algum tempo conheci uma pessoa que começou a me apresentar para a alma do universo e finalmente eu pude sentir a diferença da escuridão da solidão e a luz dessa conexão. Ainda posso sentir as vezes essa solidão vim até mim junto do vazio e isso me apavora procuro sempre ir atras dessa luz.
Muitas vezes, o que mais me incomoda são as portas fechadas do meu coração, contudo, eu tento sair de dentro de mim, mas o medo vem e castiga-me pelo pé que eu ousar retirar. Esse medo de ser deixada e acabar voltando para a escuridão sempre vem o que acaba me deixando parte de mim ainda dentro dela e a outra metade nas sombras sonhando tocar a luz e quando toca se alegra por esse feito.
Alguém ja sentiu essa escuridão e dela conseguiu se livrar? Como posso fazer para finalmente pertecer a luz? Quanto tempo leva para isso possa se realizar?