Profundo Conhecimento

Profundo Conhecimento

Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Questões sobre velhice (PARTE 1)

      Em março desse ano, eu havia passado umas duas horas na Livraria Cultura para tomar um café e ler a revista deles o que ocasionou uma conversa interna com meus pensamentos sobre o tema da revista que era: Velho sim, e dai? É preciso fugir dos esteriótipos: A velhice democrática contra-ataca a ditadura da Juventude. Titulo mais sugestivo e direto esse,não?
      Além dos costumeiras artigos sobre dicas de livros, músicas, filmes e outros. Na edição de março mostrou artigos separados sobre pessoas da meia idade que sabem viver bem nessa idade. Minha intenção aqui não é comentar sobre o artigo, mas desenvolver conjecturas sobre o tema da velhice e juventude. E de como a primeira é abandonada em favor da segunda, por causa de uma super valorização da do jovem e de sua mão de obra.
      A Europa se encontra em crise e um dos motivos disso é a grande quantidade de velhos e que encontram lá, as pessoas não desejam mais ter filhos e estão envelhecendo e por causa disso não há muita mão de obra e existe um aumento na previdência para as pessoas da terceira idade. Aqui no Brasil isso vai demorar mais um pouco para acontecer, mas vai acontecer também, pois a cultura de ter menos filhos e a quantidade de pessoas que não desejam tê-los está aumentando cada vez mais em paralelo a isso, os jovens envelhecem. Uma hora o Brasil vai deixar de ser um pais de jovens para ter em sua grande massa pessoas com mais idade, porém nada é feito para que não possamos cair no mesmo erro que os europeus. Na minha opinião a crise que poderá ocorre quando chegar a época em que tiver mais velhos que jovens vai ser muito pior aqui,pois não acredito que tenhamos condições de sustentar essa situação.
      A Juventude é algo tão supervalorizado principalmente entre as mulheres que depois de uma certa idade se torna vergonhoso falar quantos anos tem, perguntar a idade para uma mulher se tornou falta de educação e sensibilidade, por que disso tudo? Por que essa vergonha? O valor de uma pessoa depende da idade que ela tenha? A plástica se tornou algo compulsivo fazendo mulheres se tornarem plásticas e artificiais, a beleza está se perdendo. Isso é cada vez mais comum. Por que esconder sua idade? Cadê a maturidade?
      Não vejo nada de errado em fazer plástica se o motivo for um incomodo aqui ou ali no rosto, retirada de estrias e rugas, apesar de eu achá-las lindas, que estão incomodando, porém fazê-las só para parecer mais nova já é outra coisa, pois se perde os movimentos do rosto, a natureza das linhas faciais e a as expressões do rosto. Na minha opinião se perde muito mais do que se ganha.
     Se tornou tabu falar de sexo na meia idade, por que? Nessa idade as pessoas não se apaixonam mais, não aprendem mais. Elas deixam de viver. Será? Isso ocorre mesmo ou foi só um condicionamento da sociedade? Certo que com o tempo o corpo pode começar a dá indicação de cansaço, mas não quer dizer que se torna impossível fazer tudo. Creio que se houver os cuidados certos tanto na saúde física e mental e com as atividades certas para os dois essas dificuldades podem ser superadas e deixam de serem motivos de sofrimento. Todos temos muito o que dá e receber.
     Eu penso que isso está acontecendo, pois as pessoas não sabem lidar com a velhice e vivemos em uma época em que a produção e juventude são supervalorizada, mas será que é isso unicamente que dá medo na velhice? Penso que não, se teme a morte também. Por mais que saibamos que podemos morrer em qual hora em qualquer lugar, isso passa pela cabeça de poucas pessoas, no entanto, quando se chega na meia idade, a morte se torna mais próxima e concreta, por mais que idade média de vida tenha crescido.
     Não importa a idade que temos ainda se é capaz de fazer mudanças individuais e coletivas tanto em pequeno como em grande porte. Isso depende de se querer. Os grande revolucionários fizeram grandes mudanças que para suas épocas eram impossíveis ou muito difíceis.Contudo isso não os impediu. Então por que tratar os idosos como se já estivessem mortos? Quem quer ser tratado assim?